Pintando sua Alma - Pintura Espontânea


"O livro Pintando sua Alma, de autoria da arteterapeuta Susan Bello PhD, norte americana, radicada no místico Planalto Central brasileiro, é endereçado a educadores, artistas, terapeutas e a todos aqueles que pretendam fazer uma viagem a seu próprio mundo inconsciente.


Para educadores, o livro interessará aos que, insatisfeitos com o convencional da educação formal, pretendam desenvolver a personalidade criativa de seus alunos, em vez de apenas conduzi-los no caminho do conhecimento intelectual. Levá-los a conversar sobre seus sentimentos no ambiente escolar, introduzindo a educação emocional no sistema, foi uma das motivações que induziram a Dra. Bello a dedicar-se a esse trabalho. Para ela, a emoção é negada, e apenas o aspecto racional da aprendizagem é valorizado no modelo educacional vigente no mundo ocidental. O livro é uma forte tentativa de buscar, com sua teoria e sua prática, a evolução da consciência, e equilibrar intelecto e emoção. Assim, introduz, dessa maneira, uma terceira via de conhecimento, uma nova perspectiva cultural, ou, como ela mesmo denomina, "um novo paradigma".

Susan apresenta, com Pintura Espontânea, um método que contribui para o processo evolutivo da consciência, reorganizando a personalidade em níveis mais altos de autoconhecimento e realização.

Para a artista, descobrir um novo estilo de pintar, baseado nos conteúdos do inconsciente, pode ser o aspecto interessante do livro. Neste método, os direcionamentos são de pintar fielmente as emoções que surgem, sem julgar ou reprimi-las. Não estar preso a regras de composição, ou das técnicas de qualquer escola artística. Essa postura, no mais das vezes, conduz a belíssimas obras de arte, parcial ou totalmente garimpadas no fundo do inconsciente pessoal e, a se rezar pela cartilha jungiana, talvez até as fronteiras do inconsciente coletivo. As imagens simbólicas são uma linguagem desconhecida que expressa o inconsciente.

Pintando sua Alma também toca os terapeutas, na medida em que é um recurso para expandir e explorar novas técnicas de consultório. Embasado em ampla bibliografia, não se restringe, no entanto, à teoria. É, antes, um manual de ensino didático que oferece exercícios práticos, visando à ampliação do inconsciente e uma abordagem eclética com ênfase jungiana e transpessoal.

As imagens guardadas no interior surgem e são transcritas através do pincel. A pincelada expressa a alma de uma pessoa. Jung falou sobre a importância de entender essas formulações criativas como manifestações do Self. Descobre-se aí uma outra forma de inteligência: mergulhamos nos arquétipos; expressamos informações desconhecidas da consciência na forma de imagens carregadas de emoções; ativados pelos nossos símbolos, seguimos o princípio autodirecionador na psique.

Esta abordagem de arte-terapia explora novas fronteiras da consciência, tais como: inteligência emocional, comunicação das emoções, desenvolvimento de aptidões pessoais essenciais, intuição, precognição, inteligência original, a personalidade criativa e a vocação essencial.

Levamos a terapia além do campo de trabalhar com a doença ou patologia para fortalecer os outros potenciais de percepção que existem na mente. Essa técnica pode ser adaptada às várias populações, pessoas normais, patológicas, idosas, crianças, etc.

Diga-se, ainda, que Susan Bello há muitos anos pesquisa o inconsciente humano, preocupada com os caminhos que a sociedade moderna vem tomando. Ela viveu na Indonésia, na Índia, em Cingapura e, nos últimos 15 anos, no Brasil, acumulando e integrando experiências de várias culturas, que, de uma maneira ou de outra, aparecem em seu trabalho.

Com seu livro e sua experiência, a Dra. Bello deixa uma contribuição ímpar em favor de um mundo em crise, à beira do caos, para uma sociedade doente, enfraquecida pelo vírus do consumismo, do intelectualismo, que renegou emoção e intuição. Uma sociedade que, por isso mesmo, necessita renascer e adentrar o próximo milênio carregada de novas esperanças como em Pintando sua Alma."

João d'Orleans, jornalista e crítico literário


Sumário:

Prefácio de Stanley Krippner phD

1. Clarificando nosso dilema atual
- A arte como uma força de cura
- A missão do gênio
- Uma revisão histórica de como chegamos ao nosso desequilíbrio atual
- Com o que se parece o novo paradigma?
- A arte como aliada do novo paradigma
- A jornada do herói nos tempos modernos
- Ensinando uma terceira via do conhecimento

2. Desenvolvendo uma terceira via do conhecimento: a educção emocional e a personalidade criativa
- Insights educacionais
- Alguns direcionamentos que poderiamos propor para a educação

3. Saúde mental preventiva: o símbolo possibilita a cura
- A aprendizagem simbólica
- Subpersonalidades

4. Arte e estados alterados
- O símbolo possibilita o desenvolvimento evolutivo da psique
- Repetição, compulsão e pensamentos limitadores
- Aquecimentos para a(s)cender a energia latente
- Avaliação da aula
- Biodança

5. Formação do grupo como um vaso de cura: conceitos terapêuticas fundamentais
- Estrutura da aula
- O Contrato
- Dar nome
- Empatia
- Escuta ativa
- Contratransferência - trabalhando com sentimentos induzidos
- Projeção - transferindo seus conflitos interiores para outras pessoas
- Fases Básicas da maturação infantil
- Pontes de contato

6. Técnicas para estabelecer pontes de contato entre o inconsciente e a consciência
- Processo de grupo
- O diário
- Abordagens ao diálogo
- Meditações
- Pontos focais para entender a pintura
- Tarô
- Questões de avaliação

7. Estudos de casos: cinco alunos avaliam suas pinturas

8. Exercícios de aquecimento

9. Técnicas artísticas básicas úteis à pintura espontânea

10. Material de pintura:
- Formas básicas
- Métodos de observação
- Volume
- Perspectiva
- Cor
- Aplicação da cor
- Espaços negativo

Apêndice:
- Três modelos para interpretar a localização das imagens na pintura
- Características da personalidade criativa
- Mensagem atribuída ao Chefe Seattle
- Exercícios para praticar o estado de consiência de apenas ser
- Meditação budista de amor universal e compaixão
- Guia para identificar emoções e sentimentos

Glossário

Bibliografia

3 comentários:

  1. Como posso adquirir um volume de "Pintando sua alma"? Há muito tempo sou inclinada a pintar por intermédio do inconsciente e usando o consciente apenas como instrumento. Creio que amarei as abordagens. Aguardo resposta. veravba@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Faça uma pesquisa em:

    http://compare.buscape.com.br/pintando-sua-alma-susan-bello-858808113x.html

    ou emsmo no submarino.com.br

    vai adorar o livro:)

    ResponderEliminar