Expressão Plástica para todos...

A Expressão Plástica para crianças portadoras de deficiência, para além de permitir à criança desenvolver as suas capacidades ao nível da percepção, ao nível cognitivo, ao nível sensório-motor e ao nível das representações simbólicas, surge também como uma oportunidade para a criança poder descobrir o seu próprio corpo, aprender a lidar com as suas limitações e desenvolver o seu auto-conceito.




A arte-terapia é muitas vezes utilizada como forma de desenvolver estas capacidades na criança. Como nos diz Ana Alice Francisquetti in A arte em um centro de reabilitação “A arte-reabilitação trabalha através de várias formas de expressão artística, desenvolvendo as potencialidades sensório-motoras, perceptivas, cognitivas e simbólicas. A arte favorece ainda a expansão do pensamento, dos sentimentos, dos valores e toma-os patentes, presentes nas formas mais variadas de representação: pintura, música, dramatização, escultura, poesia.”


Apesar das suas limitações uma criança com deficiência consegue produzir uma obra artística. Para tal é apenas necessário termos em atenção a sua personalidade, o seu desenvolvimento cognitivo e motor e criarmos situações que a estimulem e motivem para a produção artística, utilizando material adaptado às suas circunstâncias, por exemplo, pincéis adequados, folhas de tamanho e textura adequada, mobiliário adaptado, etc.





Fonte: http://todosentimos.wordpress.com/expressao-plastica/expressao-plastica-para-todos/

Sem comentários:

Enviar um comentário