Colcha de Retalhos

No filme “Colcha de Retalhos”, sete mulheres se reúnem para bordar uma colcha de retalhos na qual o tema é “onde vive o amor”. O difícil de bordar uma colcha desse tipo é que cada pessoa faz uma peça diferente, tendo que colocá-las juntas num desenho proporcional e harmonioso.


Por meio de expressões faciais, gestos e palavras, comunicam sentimentos. E podemos fazer isso tamém através da arte. Esse é o princípio da arte terapia. Podemos pegar nossos sonhos,desilusões, dificuldades e alegrias, e, de forma harmoniosa, juntar em um único desenho: o desenho de nossa história.

A arte terapia e um método terapêutico que utiliza a linguagem artística como meio de comunicação e expressão. O uso da arte terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a auto percepção e o desenvolvimento pessoal.

Na linguagem verbal fica mais fácil filtrar, organizar, enfim, lidar com os conteúdos a serem expressos. Mas a arte, por aproximar a pessoa da sensação e da intuição, sem passar inicialmente pelo canal da compreensão, pode facilitar o acesso a certas emoções e conflitos.

Na arte terapia, a obra de arte em si não interessa, o centro de gravidade é o sujeito em busca da imaginação, da resignificação. A atividade de criar permite um confronto com a verdade interna. A expressão desta e o processo de aprendizado poderão transformar alguém muito profundamente, já que contribui para a constituição da individualização da pessoa.

A arte como finalidade terapêutica promove um campo de forças de grande poder de comunicação, expressão, reabilitação e encaminhamento. Corrigem uma energia represada ou mal canalizada.

Assim como fizarem as mulheres do filme “Colcha de Retalhos”, podemos, através da arte, resgatar desejos, sonhos, sensações, lembranças. Esse é o caminho para o crescimento e o desenvolvimento que inclui o resgate do prazer e da alegria, tão necessários para o equilíbrio de nossa condição psíquica.
Tatiane Dornellas

Sem comentários:

Enviar um comentário