O que entendemos por arte?

"Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. "

(Ernst Gombrich)
Arte, que em latim ( “ars”) significa “habilidade”, é a atividade humana feita a partir de percepções sensoriais, emoções e idéias. Existe como um meio de expressão e de representação do mundo segundo a visão do homem desde os primórdios da civilização.
A atividade artística está sempre ligada aos sentidos do ser humano, revelando algo expresso em beleza e harmonia. A linguagem da arte, além de aspectos arquetípicos, é subjetiva, sendo produzida segundo os sentimentos, conhecimentos e idéias de seu autor, que usa para tanto sua criatividade e imaginação em cada obra de arte que produz.
Atualmente, é reconhecido que a arte possui uma função transcendental, ou seja, que estados de consciência humana podem ser expressos em manchas de cores sobre um papel, em formas tridimensionais através de diversos materiais, o artista registrando em seu contexto momentos de percepção, emoção e razão.
Assim, os recursos plásticos são usados por pedagogos curativos, psicólogos, terapeutas artísticos, terapeutas ocupacionais e outras terapêuticas como atividade não verbal, importante forma de conhecimento e de transformação das profundezas da alma humana. Os processos terapêuticos, dentro da Terapia Artística, buscam restabelecer a ordem no mundo imaginativo interior do individuo, possibilitando uma nova vivência imaginativa pelas formas e cores usadas nas atividades artísticas .

Fonte: Jornadas de Terapia Artistica Antroposofica

Sem comentários:

Enviar um comentário