O QUE É A TERAPIA ARTÍSTICA


“A arte nasce e se afirma onde quer que exista uma ânsia eterna e insaciável pelo espiritual”
Andrei Tarkovsky


A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner, que vê o homem como um ser espiritual, constituído por um corpo físico, um corpo vital e um corpo anímico através do qual expressa suas ações, sentimentos e pensamentos.

Cor, forma, volumes, disposição espacial, luz e sombra: estes são os instrumentos da Terapia Artística. Enfim, todos os elementos das artes plásticas que são vivenciados através da pintura, modelagem e desenho. O enfoque terapêutico está no próprio processo artístico, onde as forças arquetípicas destes elementos entram em consonância com as forças internas q que constituem o ser humano e, que podem estar bloqueadas ou em desarmonia.

Beleza, ritmo, harmonia e o entusiasmo na observação da natureza, são qualidades também presentes no processo artístico terapêutico.

O paciente na Terapia Artística é de fato um agente da sua própria transformação, buscando em um processo contínuo, a expressão do seu equilíbrio.

Seja trazendo a forma onde é pouco estruturado, dissolvendo onde há rigidez, trazendo precisão onde tudo está vago ou permitindo que a fantasia encante a mente endurecida.

Diante da prática artística, enfrentam-se limites e superam-se obstáculos na procura de soluções criativas. As dificuldades são acolhidas e superadas desenvolvendo-se assim a auto- estima e a confiança. Os pensamentos, as ações e os sentimentos tornam-se mais conscientes.

O que diferencia a Terapia Artística de um processo apenas artístico é o caminho terapêutico que tem a intenção de transformar cada dificuldade em exercícios que possibilitem os processos de mudança, havendo sempre um propósito, um método e uma atitude interior.

A terapia Artística pode ser aplicada a todos os casos de doenças, desarmonias ou como um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento.

( Texto de divulgação da AURORA -Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos - ).

2 comentários:

  1. O profissional de arte e cultura é chamado de professor ou terapéutico? é doutor ou educador? essa é a minha dúvida...

    ResponderEliminar
  2. O profissional que cursou "Terapia Artistica antroposofica" é chamado de Terapeuta. O profissional especializado em "Educação Waldorf" é Educador ou Professor.

    Espero ter respondido às suas questões. obrigada por ter passado no cantinho do arte-cura.

    ResponderEliminar