Terapia Artistica Antroposofica

A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner, que vê o homem como um ser espiritual, constituído por um corpo físico, um corpo vital e um corpo anímico através do qual expressa suas emoções, sentimentos e pensamentos. A Terapia restabelece a relação sadia do homem com o mundo, pois promove a atividade conjunta do pensar, sentir e querer.

A Terapia Artistica tem como instrumentos a cor, a forma, os volumes, a disposição espacial, a luz e a sombra. Enfim, todos os elementos das diversas artes que são vivenciados através da pintura, modelagem e desenho. O enfoque terapêutico está no próprio processo artístico, onde as forças arquetípicas destes elementos entram em consonância com as forças internas que constituem o ser humano e que podem estar bloqueadas ou em desarmonia, trazendo forma onde há pouca estrutura, dissolvendo onde há rigidez, tendo precisão onde tudo está vago e permitindo que a fantasia encante a mente endurecida. O homem, ao modelar, dá forma ao seu próprio corpo; ele sente o mundo de maneira palpável e pode agir nele seguramente. No desenho pode perceber o mundo claramente, ordenando os pensamentos e orientando-se melhor. Ao pintar, mobiliza seus sentimentos, entrando em uma relação mais calorosa e viva consigo e com o mundo. Beleza, ritmo, harmonia e o entusiasmo na observação da natureza, são qualidades também presentes no processo artístico terapêutico.

O paciente na Terapia Artística é de fato um agente da sua própria transformação, buscando em um processo contínuo, a expressão do seu equilíbrio.

Diante da prática artística enfrentam-se limites e superam-se obstáculos na procura de soluções criativas. As dificuldades são acolhidas e superadas desenvolvendo-se assim a auto-estima e a confiança. Os pensamentos, as ações e os sentimentos tornam-se mais conscientes.

O que diferencia a Terapia Artística de um processo apenas artístico é o caminho terapêutico que tem a intenção de transformar cada dificuldade em exercícios que possibilitem os processos de mudança, havendo sempre um propósito, um método e uma atitude interior.

A Terapia Artística pode ser aplicada a todos os casos de doenças, desarmonias ou como um processo de autoconhecimento e de desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário