A Transpessoalidade e a Espiritualidade na Expressão Artística...

Selma Ciornai, uma especialista nesta área, diz-nos: “No trabalho de arteterapia, quando a pessoa começa a mexer com materiais de arte,ela vai se deliciando com a fluidez de uma cor lentamente se misturando com a outra,com as formas que as pressões de seus dedos vão criando na argila... esses efeitos avão fascinando, banhando-a internamente e, sem que se dê conta, vai acalmando o seu ritmo interno, entrando em outra sintonia... E, nesse sentido, o trabalho com arte é uma meditação ativa.”

O livro A Sensibilidade do Intelecto, de Fayga Ostrower, ressalta o carácter da espiritualidade patente na arte: “(...) existem outras metas e motivações determinando o fazer humano do que meramente utilitaristas, motivações de maior importância e da mais profunda necessidade. Tais motivações se centram nas potencialidades criativas e nas qualidades que fazem do homem um ser humano: sua consciência sensível e inteligente, e também consciência no sentido moral, do senso de responsabilidade, sua imaginação e seu poder de simbolização e associação livre, sua permanente busca de significados maiores, sua capacidade de empatia, de amizade e de real amor, sua generosidade, em suma, sua vida espiritual (...) As potencialidades criativas afluem da vida espiritual inerente à consciência e às suas inquietudes. E a realização dessas potencialidades nunca se afigurou aos homens como um divertimento, mas sim como uma necessidade e um real desafio. A arte é uma necessidade de nosso ser, uma necessidade espiritual tão premente quanto as necessidades físicas. A prova disso é o fato irrefutável de todas as culturas na história da humanidade, sem exceção, desde o passado mais remoto até os tempos presentes, terem criado obras de arte, em pintura, escultura, música, dança, como expressão do essencial da realidade de seu viver – uma realidade de dimensões bem maiores do que a utilitarista."

1 comentário:

  1. olá Yasmim!
    Escrevo para parabenizar pelo seu blog, ainda não o li todo mas do pouco que vi, deu pra perceber que as postagens são muito interessantes!
    Também compartilho com você dessa visão holística da arte, sou arte-educador e acredito no potencial da arte de contribuir para o desenvolvimento pleno e global da personalidade, nos humanizando sempre mais.

    Mais uma vez parabéns!!!
    Rodrigo Martins

    ResponderEliminar