Expressão pela Arte no Pré-Escolar

Salientemos alguns apectos que as diferentes expressões artistícas - plástica, musical, dramática e motora - podem desenvolver nas crianças.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997), o contacto com as diferentes formas de expressão e comunicação proporciona o prazer pela realização de novas experiências, valorizando as descobertas das crianças, apoiando-se na reflexão acerca das aprendizagens mais significativas.

Assim, cada uma das áreas (ou expressões) tem a sua especificidade própria, o que permite diversificar as situações de aprendizagem, onde as crianças exploram, manipulam e transformam, de forma a tomarem consciência de si mesmas na relação com pessoas e objectos. (cfr: Ministério da Educação, 1997)

Apresentam-se então alguns benefícios que cada um dos diferentes domínios proprociona, que passam também por indicadores (embora demasiado abrangentes) do desenvolvimento gradual e normativo duma criança.

Expessão Motora
- Desenvolvimento da motricidade global e fina;
- Percepção e conhecimento das diferentes partes do corpo;
- Desenvolvimento de noções corporais, de posição, de situação e de tamanho;
- Desenvolvimento da lateralidade, aprendendo a organizar-se em função da mesma;
- Desenvolvimento da memória perceptiva e espacial;
- Percepção do sentido de orientação.Expressão Dramática
- Enriquecimento do "jogo simbólico";
- Possibilidade de expressar sentimentos e emoções, através do corpo e da voz;
- Contacto com diferentes formas de expressão dramática, enriquecendo-se culturalmente;
- Desenvolvimento da criatividade, da expressividade e da linguagem;
- Descoberta de si próprio e do outro, apoiando a descentralização;
- Desenvolvimento da interacção .

Expressão Plástica
- Contacto com diferentes formas e técnicas de expressão plástica (desenho, colagem, rasgagem, recorte, digitinta, dobragem, pintura, modelagem, carimbagem, entre outras possibilidades);
- Controle da motricidade fina, utilizando instrumentos próprios;
- Promoção do prazer e do desejo de explorar;
- Incentivo para a utilização de materiais de desperdício;
- Desenvolvimento da criatividade e do sentido estético;
- Contacto com experiências tridimensionais;
- Desenvolvimento da autonomia;
- Acesso à cultura e à arte.Expressão Musical- Exploração de sons e ritmos;
- Contacto com os aspectos que caracterizam o som (fino, normal e forte);
- Desenvolvimento da capacidade de escuta e reprodução de sons;
- Utilização da expressão vocal como um instrumento musical;
- Utilização do corpo como um instrumento musical;
- Expressão da forma como sente a música;
- Exploração do carácter lúdico das palavras e rimas;
- Expansão da cultura musical;
- Enriquecimento das diferentes formas de expressão musical (poesias, rimas, lengalengas, trava-línguas, entre outras);
- Educação para o silêncio.

Destaca-se ainda que, de uma forma complementar, as quatro áreas de expressão e comunicação permitem que a criança:
- Conheça e compreenda as regras;
- Desenvolva o espírito crítico;
- Desperte para valores espirituais, morais e cívicos;
- Aumente o bem-estar e a auto-estima, construindo um auto-conceito positivo;
- Desenvolva uma atitude democrática;
- Desenvolva a autonomia e a responsabilidade;
- Perceba e respeite a multiculturalidade;
- Desenvolva o sentido estético.

Fonte: http://palavrasdecondao.forum-livre.com/as-criancas-f28/arteterapia-para-criancas-t85.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário