Expressão pela Arte com Crianças

Propostas sempre muito lúdicas e sensíveis!!!
















- A música
utilizar a música ( som, ritmo, melodia e harmonia) para facilitar e apoiar a expressão de sentimentos. As crianças/adolescentes “fazendo” música podem elaborar, de um modo detalhado, emoções, especialmente sobre a doença, raiva, tristeza e medo. Fazer música, cantar e e divertirem-se com isso, relaxam e esquecem os problemas...




























- A Pintura todo o tipo de pintura...
a tradicional pintura em tela, em papel,... e as tão divertidas, pintura com as mãos e facial!!



































- A modelagem

Existem vários tipos de massas para modelar.

Mas uma económica, fácil de fazer em casa, é a massa de sal!

Igredientes:
2 xícara de farinha de trigo;meia xícara/chávena de sal;1 xícara de água;1 colher de óleo;

Como Fazer:
Deita-se a farinha e o sal num alguidar e mistura-se bem com a ajuda de uma colher de pau, acrescentando a água pouco a pouco. A massa tem de ficar homogénea, ou seja, se ficar demasiado pegajosa, coloca-se um pouco mais de farinha. Se ao contrário, a massa ficar muito seca, junta-se um pouco de água. Quando a massa estiver com a consistência certa para ser modelada, irá colocar-se a massa sobre uma superfície plana e limpa. Convém polvilhar a superfície com farinha, para que a massa não pegue. A massa de sal está pronta para ser trabalhada de forma a realizar as mais variadas imagens.

A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Para colorir, acrescentar suco em pó ou corante comestível, isto para os mais pequeninos que podem querer comê-las!!Caso contrário, pingue umas gotas de tinta, preferencialmente não tóxicas.A massa de modelar é boa para relaxar crianças hiperativas ou agressivas.

Fonte: http://www.palavrasdecondao.forum-livre.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário